:: eu

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco sem parentes importantes e vindo do interior...
Onde e quando nasci: há 28 anos, em Cachoeira do Sul (RS)

Moro em Porto Alegre, na Vila IAPI

Estudo: Direito na Unisinos

Passatempos úteis: cinema e literatura

Esporte: futebol e F 1

Um time: Sport Club Internacional

Também publico em Marxismo Revolucionário Atual
::registros do passado


fevereiro 2002
março 2002
abril 2002
maio 2002
junho 2002
julho 2002
agosto 2002
setembro 2002
outubro 2002
novembro 2002
dezembro 2002
janeiro 2003
fevereiro 2003
março 2003
abril 2003
maio 2003
junho 2003
julho 2003
agosto 2003
setembro 2003
outubro 2003
novembro 2003
dezembro 2003
janeiro 2004
fevereiro 2004
março 2004
abril 2004
maio 2004
junho 2004
julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
<< current

::sites úteis(ao menos alguns)

Adão Iturrusgarai - Charges

Adoro Cinema

Agência Carta Maior

Albert Camus

Carta Capital

Cazuza

Charles Kiefer

Chico Buarque

Greenpeace

João Gilberto Noll

Jornal de Poesia

Júlio Cortazar

Machado de Assis

Marina Lima

Mix Brasil

Nando Reis

Nuances

Oficina Informa

Pasquim 21

Paulinho da Viola

Paul Simon

PSOL

Raul Ellwanger

Sebastião Salgado - Fotografias

::blogs amigos

Acontece, fazer o que?

Arcanos e arquetipos

Bandeira da Liberdade

Excertos de uma vida provisória

Farol das Artes

Feminino

Funny Shitty Life

Gente

Imprensa Marrom

Insólito

Likhati

Liriel

O Livro de Areia

Me, the DramaQueer

Mas com alguma coisa em comum

Memorial do Convento

Minhas telhas

O Mundo anda tão complicado

Museu de Grandes Novidades

Neurose tupiniquim

Sexo, doce e techno

Subvertendo

Sub Rosa

Suburbana

Tuco Reloaded

Via na Rede


quinta-feira, setembro 26, 2002

Fiquei em panico ontem quando uma menina de uns 18 anos me chamou de tio... será que é pra tanto? Imagina a hora em que for passar uma cantada em algum boy e levar uma dessas!


:: por Marcio | 14:44






Fui ver ontem Um Amor Quase Perfeito, um filme italiano que trata de uma mulher que perde o marido e acaba, entre suas coisas, descobrindo uma amante, numa dedicatória atrás de um quadro do falecido. Vai buscar detalhes e localiza a pessoa: na verdade era um homem. A partir dai o filme vai mostrando como se desenvolve o confronto entre os dois viúvos de Massimo, de como acabam ficando amigos, enquanto a mulher vai descobrindo um outro Massimo, muito diferente do seu marido de uma década.

É interessante a reflexão sobre essa situação de vida dupla que muitos homens acabam vivendo, para dar conta de satisfazer familia, sociedade e, ao mesmo tempo, serem felizes por momentos raros. Vale a pena ser visto e gerar a reflexão especialmente das pessoas que, ao descobrirem sua sexualidade, se recusam a aceitar e vive-la plenamente, preferindo esse tipo de situação, que acaba um dia desmoronando e gerando maior infelicidade a todos, quando não é, toda ela, uma vida infeliz. Vale a pena!

Ah, o protagonista me lembrou muito um ex-namorado, apesar de ser mais bonito que ele... Mas lembrou os ares...


:: por Marcio | 14:43




sexta-feira, setembro 20, 2002

Num sorteio que o Cine Guion faz mensalmente, ganhei um passe livre de 15 dias, coincidindo com o meu periodo de férias. Logo, serão quinze dias fazendo campanha eleitoral e vendo tudo o que passar nesse conjunto de cinemas.

Hoje foi a estréia da mordomia. Convidei minha avó paterna pra ver Comunidade, um filme espanhol com Carmen Maura, dirigido por Alex de La Iglesa. O filme trata de uma corretora de imóveis que se encanta com um imóvel que está oferencendo e acaba se envolvendo numa história pra lá de mirabolante sobre uma fortuna que um morador guarda em seu apartamento. O filme trata de ambição, cobica, daquilo que as pessoas são capazes por dinheiro. É um bom filme, bem ao estilo espanhol, com muita correria, muita gritaria... Mas divertido. Um suspense comediado que vale o ingresso... Se bem que eu não paguei ingresso... Bom, vale o tempo...



:: por Marcio | 20:07






E essa coisa do Jáder Barbalho ser candidato a deputado federal pelo PMDB do Pará e estar foragido. Que tal?


:: por Marcio | 11:39






Merece nota algumas ações policiais:

1 Elias Maluco foi preso no território que domina sem que a PM do Rio tenha dado um tiro.

2 Mesmo que a imprensa do RS tenha tentado criar um fato político, o fato é que o Governo do Estado conseguiu desmobilizar uma rebelião da Fundação Assistencia Sócio Educativa(FASE, sucessora da antiga FEBEM, ainda existente em outros estados) sem dar um tiro sequer, sem dar uma cacetada sequer, sem um arranhão em ninguém.

3. A ação de rendição do tal Cram, nos estúdios da Atlantida, também se deu de forma negociada, sem um arranhão no dito-cujo ou no locutor.

A questão de politica de segurança é ideológica. Para Maluf, Antonio Britto, Alckmin entre outros, a Polícia serve pra dar porrada em bandido e manifestante, pois as pessoas devem ser intimidadas, seja qual sua transgressão ou simplesmente contrariedade. Assim se faz segurança. E dai o Ratinho e e Hebe Camargo ainda aplaudem. Para os governos do PT, a questão do crime organizado deve ser combatida, mas um conjunto de pessoas não optou pelo crime, caiu nele por falta de outra opção mais digna. E mais: um refém vale ouro, jamais pode ser colocado em risco. Tanto que todas nos últimos anos não morreu nenhum refém de bandido no Estado, quando a Brigada Militar interviu pra negociar. Pode até ser taxado de frouxa, mas essa política valoriza a vida, seja de bandidos, seja de pessoas comuns que podem ser pegas como refém na venda da esquina, sem culpa nenhuma.


:: por Marcio | 11:20






Louco é quem me diz que não é feliz

Todo mundo tem um pouco de louco, certo? Eu tenho, com orgulho. Tenho minhas fantasias, meus personagens, meu mundo... Quase todas as pessoas tem... Ou não? Eu que sou louco mesmo? Não sei, mas a diferença entre um louco que extrapola e uma pessoa que é vista como normal está justamente na capacidade de controlar o limite entre o mundo imaginário e o real, vivendo o mundo real de forma a aproximar, através do sucesso, os dois mundos.

O tema da loucura, por sinal, me fascina horrores... Quero ler mais sobre o assunto.

Falo isso porque muitos de voces devem ter visto que aqui em Porto Alegre, nesta quarta-feira, um sujeito auto-intitulado Cram, líder-vocalista de uma banda chamada ACC(sigla de Além do Céu Cinzento) invadiu armado os estúdios da Rádio Atlantida FM, uma das principais do Estado, obrigando o locutor Márcio Paz a executar durante uma hora, com uma arma mirada ä sua cabeça, o som da tal banda. Vi o assunto ao vivo pela internet, não pude ouvir o som, mas o próprio locutor dizia ontem, em entrevista, que achou muito ruim.

Mas o tal Cram, que estava vestido de preto com a cara maquiada, uma verdadeira caricatura ambulante, foi levado preso e pode pegar de 3 a 5 anos de cadeia. O fato é que ele foi motivado ao fato porque sempre se considerou um injusticado, achava seu som fenomenal, melhor que a média do que toca nas rádios. Buenas, é o que eu falava: a diferença entre o Cram e eu é que eu até posso me achar um super escritor, super homem, super tudo, mas controlo os impulsos...

Não se preocupem, amigos... jamais vou render com uma arma um crítico literário pra falar de meu livro!


:: por Marcio | 11:08




segunda-feira, setembro 16, 2002

Eu sei que a Patrícia Pillar entra no imaginário de muitos como uma possível-futura-quem-sabe-Evita-Perón-brasileira e respeito o charme que isso traz. Ela é linda, sempre achei excelente atriz e tudo o mais. Seria, concordo, a mais bela primeira-dama da história do país. Mas a função dela, segundo o próprio Ciro Gomes, é de dormir com ele.



Já Marisa e Lula tem uma história que não tem apenas tres anos. E que é fascinante. Lula foi casado antes. Sua mulher morreu no parto, com o filho. Já Marisa ficou viúva grávida. Seu marido era taxista e foi assassinado. Dramas reais, de pessoas reais, não estavam interpretando. Não era tática pra chegar à presidencia. Lula nem sonhava com isso quando se conheceram. Não tinha sido ainda nem presidente do Sindicato. Marisa continua sendo uma mulher humilde, sem formação. Uma mulher brasileira. Nào tem glamour, mas é real. O povo um dia tem que chegar ao poder nessa porra de país. Aliás, a entrevista dela no site de Lula é interessante. Ela conta sobre a história deles. É de uma simplicidade comovente.


:: por Marcio | 01:54




quarta-feira, setembro 11, 2002

Já que todo mundo fala de "o que estava fazendo em 11 de Setembro do ano passado", lá vou eu também.

Tinha chegado ao meu local de trabalho, como sempre faço, em torno das 8h45. André, que à época ainda trabalhava aqui, me liga da sala dele chocado, falando da morte de Toninho do PT, prefeito de Campinas, ocorrida na noite anterior e já presente nos jornais. O fato choca a todos, é o assassinato brutal de um prefeito de uma grande cidade brasileira. Um crime que por sinal até hoje não ficou bem explicado por ninguém. Aquilo choca, a gente conversa um pouco sobre o assunto e eu volto pra minha sala pra tocar a vida. Estou na cozinha aqui da Secretaria pegando água pro chimarrão("aqui tem água pro chimarrão", como diz um candidato a deputado aqui no RS) quando Alberi irrompe a cozinha chocado: "Viu o que aconteceu?" "Sim, mataram o Toninho... que merda, né?!" Ele nem tava sabendo disso: "Não, tou falando de Nova Iorque, um avião bateu no World Trade Center". Venho direto para o computador, correndo... Vou percorrer os sites o resto do dia em busca de informações precisas, em meio àquela confusão intensa, o pânico.
Naquele mesmo dia, há um ano, ocorreu, no final da tarde, uma cerimônia oficial de lançamento do II Fórum Social Mundial, com a presença do Governador Olívio Dutra e o jornalista francês Bernard Cassen, dentre outras autoridades do evento. Lembro que o clima era de confusão. Como críticos eternos da política externa estadunidense, ainda tentávamos entender tudo. Uma nota oficial do Comitê Internacional do Fórum Social é lida no evento com a sobriedade que a esquerda séria tomaria desde o primeiro momento: "Lamentamos a perda de vidas, repudiamos essa forma de manifestação e repudiamos qualquer movimento de retaliação por parte do governo dos EUA".
Em um mês Bush já estaria jogando bombas sobre o Afeganistão, no entanto. Sem conseguir, no entanto, localizar "o tal" do Bin Laden. A partir dali a política externa dos EUA voltam aos velhos tempos em que eles patrocinaram as ditaduras latino-americanas: bomba, guerra, ataques. Agora será o Iraque, a qualquer momento. O que o mundo ganha com isso? Talvez só sirva pra incentar Bin Laden, se é que ele ainda existe, a fazer mais alguma das suas peripécias raivosas e ceifar mais vítimas. Mas é isso, a insanidade humana não ataca somente nas torres e mortes de cidadãos americanos. A vida vale a mesma coisa em Nova Iorque ou em Bagdá. Isso é que pouca gente percebe. A comoção pelo 11 de Setembro é justa, correta. Mas quem chora pelas coisas que continuam acontecendo no Afeganistão? Quem chorará pelos inocentes que o Bush Jr. vai matar no Iraque, agora?
Desculpe por tantas frases feitas, mas é a realidade...


:: por Marcio | 16:31




terça-feira, setembro 10, 2002

Eu hoje vi um capítulo inteiro da novela aquela, Esperança(isso, não merece o trabalho de um link). Apenas quero registrar que o talento deslumbrante de Othon Bastos, Paulo Goulart, Araci Estevez e Lúcia Veríssimo, do núcleo ruralito da novela é o que equilibra um pouco a profundeza do lamentável de um casal que é composto por Ana Paula Burrósia e Reynaldo Gianechini. Impressionante como os dois são fracos. Eles são lindos e apenas isso... Como atores, eles podiam ser mudos... Aliás, eles não deviam ser atores... Como atriz ela é uma ótima "Garota Embratel" e ele um ótimo marido da Marília Gabriela, que ela merece...


:: por Marcio | 01:36






Hoje tive uma decepção e um alívio, ao mesmo tempo. O Diretor Geral mandou me chamar para uma reunião no Salão de Reuniões. Achei que era só comigo e pirei, porque raramente ele fala comigo. Mas quando as outras colegas de setor chegaram já fiquei mais tranquilo, vi que era algo mais geral. Era pra anunciar que entraria outro colega, um ex-diretor que estava voltando a trabalhar conosco. A parte ruim de tudo é que eu agora não estou mais sozinho na minha sala(que agora portanto não é mais minha sala) e tive que voltar pra minha humilde mesa, menor, com menos espaço e mais feia... e agora compartilho um computador e telefone. Minha vida agora já não será mais tão tranquila, mesmo que ele não seja um superior direto, eu mantenha minha autonomia relativa. Mas que é chato, isso é!


:: por Marcio | 01:31




segunda-feira, setembro 09, 2002

Sábado de Sol

Eu fui um adolescente cheio de problemas. Devo ter dito isso já aqui. Nenhuma novidade. Todo mundo é adolescente problemático. Eu não aceitava o fato de que desde pequeno eu me atraia mais pelos meninos que pelas meninas. Eu descobri assim meu sexo. Demorou muito tempo pra mim decidir que não ia mais lutar contra o que eu sentia. Minhas primeiras relações sexuais, aos 19 anos, foram em meio a essa luta sangrenta pra tentar descobrir o que eu queria. Hoje eu sei... Eu não estou fechado às mulheres, a hora em que a Ana Paula Padrão me quiser, eu estarei aqui, esperando... Mas eu realmente não prefiro elas... isso não me preocupa, eu vivo feliz e tranquilo assim. Mas na minha adolescência isso foi pesado. Isso me foi pesado até minha mudança pra Porto Alegre, até a minha liberdade física e financeira dos meus pais, que me gerou a liberdade psicológica, por consequencia.
Em meio a um turbilhão de coisas, aconteceram minhas primeiras idas à cama, em questão de um mesmo mês, com uma super amiga e com um super amigo. E a transa com o Paulinho, no carnaval de 98, eu viajei entre o inferno e o paraíso em poucos dias... entrei em depressão, em culpa, nos dias seguintes. Levaria mais um ano pra voltar a transar com um homem. Teria ainda muito medo dos meus sentimentos...
Lembro de tudo isso porque agora me vejo envolvido com o tema da virgindade novamente... ou com a perda dela... Não a minha, óbvio, mas a de outro. O turbilhão de tesões, fantasias e sentimentos que vejo no meu "interlocutor" me deixa confuso. Sem saber para onde apontar. Mas é bonito ver as pessoas com vontade e atitude pra buscar a felicidade, o prazer... as coisas que a vida nos oferece e que a gente por vezes deixa guardado, esperando sei lá o que... e tudo isso aos 19 anos, também... Todas as coisas que vão acontecer com ele daqui pra frente... A primeira ida a uma boate guei, novos amigos, prazeres, frustrações, orgasmos, choros convulsivos, explosões de alegria... É o "segundo sol" que chegou pra ele... As similaridades que já notamos torna tudo ainda mais explosivo em algo que, independente de qualquer coisa, será bem mais que um sábado de sol...

Seu telefone irá tocar
Em sua nova casa que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão
Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora e vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação


:: por Marcio | 11:22




domingo, setembro 08, 2002

Terminou há pouco um debate com os candidatos a vice-governador do RS. Apenas uma nota: a candidata a vice do PTN (?!), que leu tudo o que falou, de forma constrangedora. E quando foi feita uma pergunta que ela não conseguiu elaborar resposta, pediu pra refazer perguntando sobre propostas. Para cada tema, ela puxava um papel... fiquei com pena da dita cuja... Acabou se retirando, pra meu alivio, no terceiro bloco, alegando estar se sentindo mal. Eu também estava...
...
Hoje fez um dos dias mais belos dos últimos tempos... Que coisa impressionante o clima!


:: por Marcio | 23:29






EU ESTOU MUITO FELIZ! HOJE FOI UM DIA MARAVILHOSO!

E era isso...


:: por Marcio | 00:29




quinta-feira, setembro 05, 2002



Chegou agora uma compra feita no Submarino, feita em um momento de insensatez e pago em outro. Mas vale a pena:
- São dois CDs de Adriana Calcanhoto que um amigo me levou quando foi embora pra São Paulo faz dois anos(Maritmo e A Fábrica do Poema). Tenho de novo a coleção de todos os seus CDs, mas ainda faltam vários para restituir a sacanagem do Alex, que passou de uma dezena de discos...
- Um de Cássia Eller que ainda não tinha(Cássia Rock Eller, uma coletânea com algumas versões que nenhum outro tem, como "Smells Like teen spirit" e "Woman is the niger of the world"). Agora faltam apenas os dois primeiros CDs pra ter todos os "quentes" da minha amada Cássia.
- Um CD de Edith Piaf, que comprei muito por curiosidade que tenho com a lingua francesa, da qual conheco pouco da música. A curiosidade por Edith é grande depois que "Cassião" gravou "Non, je ne regrete rien" no seu Acústico.

Bom, tenho o que fazer hoje à noite...


:: por Marcio | 16:13








É, a Conferência Mundial da ONU pelo Meio Ambiente, ou Rio + 10 terminou como um retumbante fracasso. Devido à pouca disposição dos países desenvolvidos, especialmente dos Estados Unidos, em adotar acordos que garantissem novas formas de produção de energia e outros temas caros à preservação ambiental, a Conferência termina com retrocessos em relação à ECO 92, quando Bush Pai era o presidente dos EUA. Collin Powell, Secretário de Estado dos EUA, foi vaiado o tempo todo de seu discurso na Plenária de encerramento da Conferência, tal a inconformidade de boa parte das delegações presentes. Apenas consensos entravam na Carta Final. O governo Bush, que já não assinou o Protocolo de Kyoto, que reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera, deu contra tudo o que se propõs como medidas de preservação ambiental eficazes.

É isso que a faixa mostra: precisa alguem avisar que estamos sonhando com um planeta e com pessoas que sobrevivam às próximas décadas. Bush Filho quer agradar aos grandes financiadores de sua campanha e está preocupado apenas em produção de riquezas, lucros, foda-se o resto...


:: por Marcio | 11:30




terça-feira, setembro 03, 2002

Por indicação de uma conversa no mIRC, fui ver esse site. Pra quem curte uma boa paranóia, ele é fantástico. Escrito por pessoas que parecem filiados ao PRONA, partido do Dr. Enéas, pois usam uma linguagem paranóia, preconceituosa e fundamentalista até o último fio de cabelo, Mensagem Subliminar acaba sendo interessante ao analisar mensagens escondidas em músicas, filmes, comerciais e outras coisas na área do entretenimento.

Destaque para a parte da música, em que aparecem vários trechos de músicas que, escutadas ao contrário, trazem mensagens subliminares. O caso que mais me chamou atenção - e que conferi ouvindo o mp3 - foi de um trecho de música dos Engenheiros do Hawai que, ouvido ao contrário, ouve-se Humberto Gessinger perguntar: "Por que você está ouvindo isto ao contrário, o que você está procurando, heeein?"

Delírio total! Eu "agarantio"!


:: por Marcio | 11:34






Teve debate entre os presidenciáveis agorinha na Record. Afora o de sempre, ou seja, os ataques enlouquecidos entre Ciro e Serra, que numa dessas irão babar pelo canto da boca e a alegria permanente de Lula, por vezes beirando ao caricato, o grande fato foi Antony Garotinho, que pode ser um escroto, mas é engraçadíssimo. Ele debochou dos apoios de artistas a Serra, segundo ele a peso de grandes caches, para alegrar a campanha e esconder mentiras:

"Depois, gente, não vai ser a Elba Ramalho nem Chitaozinho e Xororó que vão governar o país, vai ser ele".

É um artista...


:: por Marcio | 00:28




segunda-feira, setembro 02, 2002

Só pra deixar curioso...

Nos últimos dias tenho postado pouco. Desculpem, amigos, mas tenho estado pouco inspirado para meus comentários... E como aqui não é diário, porque gente muito próxima acessa, não posso falar da melhor parte...


:: por Marcio | 01:02






Manual "Delirante" de Manutenção Doméstica

1. Compre uma geladeira que seja auto-limpante, auto-descondelante, essas coisas... parece que já existe isso. Uma das coisas mais desagraváveis que pode existir é descongelar uma geladeira, se molhar todo, arrastar, tirar gaveta, limpar, perder a margarina e um pedaço de carne estragado... É pior que lavar o chão do banheiro com clorofila.


:: por Marcio | 01:00